A Escola Estadual Mário Campos e Silva permanecerá aberta em Oliveira/MG e passará por reformas, de acordo com o anúncio feito durante uma audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (25/08). O deputado estadual Lucas Lasmar, autor do requerimento para a audiência, liderou a mobilização contra o fechamento da escola, desde que a Superintendência Regional de Educação de Divinópolis comunicou o encerramento das atividades em 9 de agosto.
O parlamentar se reuniu com a comunidade escolar em Oliveira, solicitou laudos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para avaliar o estado do prédio da escola, além de se reunir com o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, para buscar a reversão do fechamento.
Durante a audiência, a Defesa Civil, representada por Breno Motteran, informou que após vistoria no prédio, foram identificadas avarias pontuais devido à idade, mas que não há risco iminente de colapso. O prédio, construído em 1928 e tombado pelo Patrimônio Histórico, pertence à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
O deputado Lucas Lasmar comunicou que já apresentou um projeto de lei (PL 1256/2023) para transferir a posse do prédio da Fhemig para a Secretaria de Estado da Educação (SEE-MG). Ele também mencionou que buscará acelerar a tramitação do projeto em conversa com o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite.
Na audiência, Fernando Antônio França Sette Pinheiro Júnior, assessor de Relações Institucionais da SEE, afirmou que o Governo do Estado se compromete a construir uma escola modular no terreno da Mário Campos para realocar os alunos durante as reformas do prédio. A SEE pediu apoio à Prefeitura de Oliveira para a construção das salas modulares.
O deputado Lucas Lasmar celebrou a resposta positiva do Governo do Estado: “Hoje é um dia especial na Assembleia. Conseguimos reverter a decisão de fechar a escola. O Estado se comprometeu a financiar uma Escola Modular ao lado do Mário Campos, no terreno da escola, e também a reformar o prédio original. Além disso, comprometeram-se a reconhecer a escola como de Ensino Médio. Isso é um avanço e uma vitória sem precedentes”.
A audiência contou com a presença da deputada Beatriz Cerqueira, presidente da Comissão de Educação, a prefeita de Oliveira Cristine Lasmar, a secretária municipal de educação Andrea Silva, os vereadores oliveirenses Ronaldo da Saúde, Ederson Prico, Adilson Kilim, André Luís, Sirley Clécio, o assessor do deputado federal Paulo Abi-Ackel, Felipe Marcos de Carvalho, o Diretor de Proteção e Defesa Civil de Oliveira Breno Motteran e a diretora da subsede do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindute) de Divinópolis, Marilda Araújo.
Como representantes da Secretaria de Estado de Educação, estiveram o assessor de Relações Institucionais, Fernando Antônio França Sette Pinheiro Júnior, o Subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso e a Superintendente Regional de Educação de Divinópolis, Luíza Coimbra. A comunidade escolar, liderada pela Vice-Diretora da Escola Estadual Mário Campos, Lázara Santos, compareceu em peso à ALMG.