O moderno equipamento, no valor de R$519 mil, foi comprado com recursos encaminhados pelo deputado estadual Lucas Lasmar (Rede), a pedido dos vereadores Lucas, Jaqueline e Laércio e da liderança João Victor. O novo mamógrafo, instalado no Núcleo Integrado de Saúde da Mulher, foi entregue à população no dia 27 de dezembro, nas comemorações do aniversário de Carmópolis. O antigo aparelho estava quebrado há 8 meses, obrigando as carmopolitanas a se deslocarem para outros municípios, como Pará de Minas e São Joaquim de Bicas, para fazer o exame.
Durante a inauguração do mamógrafo digital, a secretária de saúde de Carmópolis, Daniela Garcia, agradeceu a ajuda do deputado Lucas Lasmar no fortalecimento ao combate ao câncer de mama na região: “com o novo equipamento, as mulheres carmopolitanas não precisarão mais pegar estrada para fazer o exame. Além de atender à demanda reprimida por mamografia em Carmópolis, voltaremos a atender os pedidos dos municípios vizinhos, como Passatempo, Crucilândia e Piracema. Vamos triplicar a realização de mamografias na nossa cidade.”
O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Mas o Programa de Saúde da Família em Carmópolis já pede o exame para mulheres a partir dos 25 anos, em caso de suspeita de doença.
Para o deputado Lucas Lasmar, investir no diagnóstico precoce do câncer de mama é crucial para aumentar as chances de cura: “o câncer de mama é a principal causa de morte entre a população feminina. Mas se for descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%. Por isso, fizemos este investimento para que Carmópolis tivesse um mamógrafo de última geração para que se faça o rastreamento precoce da doença.”