Projeto de Valorização do Carnaval de Oliveira Avança na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Lucas Lasmar (REDE) propôs o Projeto de Lei (PL) 953/2023 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que visa reconhecer o Carnaval de Oliveira como um evento de relevante interesse cultural para o Estado. O projeto já recebeu aprovação da Comissão de Constituição e Justiça da ALMG e atualmente está sob avaliação da Comissão de Cultura.

Oliveira é conhecida por realizar anualmente um dos carnavais mais tradicionais de Minas Gerais. O evento conta com a participação de diversos blocos, como o centenário “Cai n’água” e o irreverente “Pelo Amooor de Deus”.

De acordo com uma pesquisa de demanda turística realizada pela Prefeitura durante o Carnaval de 2023, 42% dos visitantes vieram do interior de Minas. Divinópolis e Belo Horizonte foram as cidades de origem de 19% e 16% dos turistas, respectivamente, seguidas por Betim, com 9%. Além disso, 7% dos turistas vieram de outros estados.

O levantamento também revelou que 42% dos foliões tinham entre 31 e 40 anos, com uma ligeira predominância do público masculino (53% homens, 46% mulheres). Mais da metade dos entrevistados (52%) permaneceu na cidade por 2 a 3 dias, sendo que a maioria (59%) se hospedou na casa de parentes e amigos.

O Carnaval de Oliveira foi bem avaliado pelos participantes, com 82% considerando a festa boa e 14% a avaliando como ótima. No entanto, os foliões destacaram que a divulgação do Carnaval de Oliveira poderia ser melhorada, com 54% dos entrevistados apontando que a divulgação do evento em sua cidade de origem foi regular. Nesse sentido, o projeto de lei do deputado Lucas Lasmar pode contribuir significativamente para a divulgação do evento em todo o Estado.

Lucas Lasmar, um folião apaixonado pelo Carnaval de Oliveira, destaca que a aprovação do seu projeto de lei valoriza essa expressão cultural: “Conferir ao Carnaval oliveirense o status de relevante interesse estadual enaltece essa manifestação cultural em nossa cidade e pode garantir mais financiamentos e incentivos culturais do Estado para a nossa folia”.