Crédito da foto: Elizabete Guimarães/ALMG

Deputado Lucas Lasmar homenageia 50 anos da unidade de neonatologia da Santa Casa BH

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, nesta quinta-feira (14/3), uma Reunião Especial no Plenário para celebrar o cinquentenário da fundação do setor de Neonatologia da Santa Casa de Belo Horizonte. A homenagem foi proposta pelo deputado Lucas Lasmar, da Rede.

Diversas autoridades estiveram presentes na cerimônia, incluindo a superintendente estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Maflávia Ferreira, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS MG), Edivaldo Farias, a secretária municipal de saúde de Oliveira, Elisângela das Dores Neto, o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, o coordenador médico e responsável técnico das Unidades Neonatais da Santa Casa BH, José Mariano Sales Alves Junior, entre outros gestores e funcionários do hospital. Também esteve presente o patrono da Neonatologia da Santa Casa, o professor Navantino Alves Filho. O evento contou ainda com uma apresentação da harpista Nalu Pimenta.

A coordenadora médica do Instituto Materno Infantil da Santa Casa BH, a pediatra Filomena do Vale, enfatizou que a instituição é hoje uma referência no Estado no atendimento a bebês prematuros e recém-nascidos de baixo peso. O serviço também atende bebês com diversas condições médicas, incluindo malformações neurológicas, pulmonares, gastrointestinais, geniturinárias e cardiovasculares. Segundo ela: “Tudo que não se resolve em nenhum lugar do Estado vai para a Santa Casa, porque atendemos diversas especialidades pediátricas, como neurocirurgia, cirurgia cardíaca e nefrologia. É extraordinário o fato de que, com o atendimento da Santa Casa, bebês com malformações intestinais, pulmonares e outras possam ter a oportunidade de uma vida muito próxima do normal.”

O provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto, destacou que, além de oferecer tratamento de ponta, o hospital atende exclusivamente pelo SUS: “Estamos na vanguarda da neonatologia, e a Santa Casa defende a causa da saúde de ponta para todos. Nosso ideal é conseguir oferecer para a sociedade o que há de melhor em saúde.”

O coordenador médico das Unidades Neonatais da Santa Casa BH, José Mariano Sales Alves Junior, observou que a neonatologia passou por mudanças significativas no Brasil nos últimos 10 anos, com mais recursos e equipes treinadas chegando às cidades do interior. Isso permitiu diagnosticar malformações em bebês que anteriormente faleciam sem assistência. “Esses bebês com malformações passaram a ser encaminhados para a Santa Casa. Em 2023, a unidade de neonatologia atendeu pacientes de 161 municípios mineiros. A Santa Casa BH é a única instituição que trata bebês com doenças cardíacas congênitas, e há potencial para expandir as cirurgias intrauterinas para outras malformações, além das correções de mielomeningocele que já são realizadas.”

Em 2023, o serviço de neonatologia da Santa Casa BH realizou 1.051 atendimentos, incluindo 621 internações na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e 430 atendimentos na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN). Além disso, foram realizadas 7.596 consultas de pré-natal em gestações de alto risco.

O Brasil ocupa a décima posição mundial em partos prematuros. Entre 2019 e 2021, mais de 8 milhões de bebês nasceram antes das 37 semanas de gestação no país, segundo dados do Ministério da Saúde.

Em Minas Gerais, 11% dos nascimentos foram de partos prematuros entre janeiro de 2021 e setembro de 2022. Durante esse período, 2.564 bebês prematuros perderam a vida no estado.

O deputado Lucas Lasmar ressaltou que quanto mais prematuro o bebê, maiores são os riscos de complicações médicas, o que reforça a importância dos cuidados intensivos oferecidos pela Santa Casa BH: “Nos últimos anos, a taxa de mortalidade infantil em Minas Gerais aumentou, passando de 10,48 por mil nascidos vivos, em 2020, para 11,72, em 2023. O serviço de neonatologia da Santa Casa BH desempenha um papel crucial na redução desses números, oferecendo cuidados especializados e salvando vidas.”

Lucas Lasmar também destacou que o hospital possui uma equipe qualificada e trabalha com um método humanizado, sendo o mais importante o atendimento 100% SUS. “Tenho orgulho de ter recebido o convite para ser Guardião da Neonatologia da Santa Casa BH, porque é um serviço que merece toda nossa homenagem e agradecimento. Vamos lutar para que o hospital consiga recursos para uma nova reforma da neonatologia e para valorizar cada dia mais esse serviço que é referência para o estado de Minas Gerais.”