Crédito: Gazeta de Minas

Deputado Lucas Lasmar quer maior reconhecimento da Semana Santa de Oliveira no Estado de Minas Gerais

O deputado estadual Lucas Lasmar (REDE) propôs o Projeto de Lei (PL) 954/2023 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que visa reconhecer a Semana Santa de Oliveira como um evento de relevante interesse cultural para o Estado. O projeto de lei já foi aprovado em primeiro turno no plenário da ALMG por 49 votos a favor.

A Semana Santa é uma celebração marcante em Oliveira, unindo tradição religiosa e cultural. Desde as missas do Domingo de Ramos até a Procissão da Ressurreição no Domingo de Páscoa, os eventos litúrgicos se sucedem, incluindo momentos como a Procissão do Encontro e a Procissão de Dores, que carregam profundo simbolismo para os fiéis e que remontam a séculos de devoção. Outro aspecto marcante da celebração oliveirense são as Madalenas, figuras históricas que datam de 1904.

Além de sua importância espiritual, a Semana Santa de Oliveira tem um impacto econômico significativo, impulsionando o turismo religioso e cultural na região. Pesquisas realizadas pela Diretoria Municipal de Turismo revelam o impacto positivo desse evento, que atrai visitantes de diversas regiões.

A maioria dos turistas tem idade acima de 41 anos e mais da metade(55%) são mulheres. Quanto à procedência, mais de 35% dos visitantes vêm de Belo Horizonte, 20% do interior de Minas, 18% de Divinópolis, 15% de outros Estados e 10%, de Betim. Esses visitantes, que permanecem em média de 2 a 3 dias na cidade, ficam, em sua maioria, em casas de familiares e amigos. Quase um terço dos turistas têm renda salarial acima de sete salários mínimos.

Na enquete, os turistas elogiam as procissões, as igrejas, a tradição e a organização e demonstram forte interesse em retornar à cidade, mas apontam a necessidade de melhorias na infraestrutura turística e na divulgação do evento.

Para o deputado Lucas Lasmar, o reconhecimento oficial da Semana Santa oliveirense valoriza essa manifestação cultural: “ao ser reconhecida como de relevante interesse cultural, não apenas a tradição e a identidade local da Semana Santa serão fortalecidas, mas a nova lei também abrirá portas para investimentos e iniciativas que promovam um turismo mais inclusivo e atrativo. Ao preservar e valorizar suas tradições, Oliveira não apenas honra sua história, mas também se prepara para um futuro de prosperidade e enriquecimento cultural”.