Foto: Lilinho, Deputado Estadual Lucas Lasmar, prefeita Cristine Lasmar, Dr. Marcone Reis Júnior
Crédito: Marcelo Praxedes
Deputado Lucas Lasmar defende melhorias na saúde ocular em MG
O deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) busca fortalecer a atenção à saúde ocular em Minas Gerais. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 30% das crianças em idade escolar e a maioria dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de visão que afetam seu desempenho na escola e no trabalho. No Brasil, mais de 75% da população depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para consultas, exames, procedimentos e cirurgias.
Desde a última quinta-feira (13/6), a população de Oliveira passou a contar com um Centro Oftalmológico Municipal, que atende pelo SUS. O projeto foi iniciado quando o deputado Lucas Lasmar ainda era secretário de saúde do município. Os equipamentos oftalmológicos chegaram a ser adquiridos, mas a pandemia interrompeu a iniciativa, que foi concluída na atual gestão da secretária Elisângela Neto. “Havia uma grande demanda por exames oftalmológicos, mas os pacientes precisavam ir a Belo Horizonte para as consultas pelo SUS. Para melhorar o atendimento da população, a prefeitura firmou um convênio para realizar consultas básicas na cidade”, explicou Elisângela.
Com a inauguração do Centro Oftalmológico Municipal, a população oliveirense passou a ter acesso a testes de visão, exames de pressão ocular e de fundo de olho, mapeamento de retina e detecção de catarata pela rede pública. Cerca de 85 pacientes já foram atendidos no novo centro, sendo necessário o encaminhamento pelo Programa de Saúde da Família (PSF).
O oftalmologista do Centro, Marcone Reis Júnior explica que a maioria dos atendimentos está relacionada a problemas como miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia, catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular. Casos urgentes, como conjuntivite e traumas oculares, também são tratados no ambulatório. “A população está satisfeita porque os casos mais comuns são resolvidos rapidamente. Temos a previsão de atender entre 70 a 80 pessoas por mês” – afirmou Marcone.
Os casos mais complexos são encaminhados para Belo Horizonte. Embora o ambulatório não realize cirurgias de catarata, a Prefeitura de Oliveira, em parceria com o deputado Lucas Lasmar, tem realizado mutirões que já fizeram mais de 160 cirurgias.
O deputado Lucas Lasmar destaca que é um compromisso do seu mandato melhorar a saúde ocular no Estado: “apresentei o projeto de lei 906/2023 para tornar obrigatório o teste de acuidade visual em todas as escolas mineiras de ensino fundamental do estado, com o diferencial de que a escola precisa notificar o PSF caso note que alguma criança tem um problema de visão.”
O parlamentar também falou da importância da inauguração do Centro Oftalmológico em Oliveira: “a instituição era um sonho antigo da população de Oliveira. Sabíamos o quanto era difícil proporcionar atendimento adequado, e agora esse sonho é uma realidade.” O Centro Oftalmológico funciona na Av. Maracanã, 820, onde também está localizado o PSF Triângulo/Graça.