Rota Caminho da Boiada de Guimarães Rosa é reconhecida na ALMG como de relevante interesse cultural do Estado

O projeto de lei do deputado Lucas Lasmar (Rede) foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, reconhecendo a Rota Caminho da Boiada de Guimarães Rosa como de relevante interesse cultural do Estado (PL 854/2023).

A rota segue o trajeto realizado por Guimarães Rosa em maio de 1952, quando acompanhou uma comitiva de vaqueiros transportando 300 cabeças de boi de Três Marias a Araçaí, em um percurso de 240 quilômetros completado em 10 dias. Esta viagem inspirou o livro “Grande Sertão: Veredas”, um clássico da literatura brasileira.

O “Caminho da Boiada” abrange os municípios de Três Marias, Corinto, Morro da Garça, Felixlândia, Curvelo, Cordisburgo e Araçaí, sendo desenvolvido como destino de turismo cultural e de aventura através de parcerias entre setores públicos, privados e a sociedade civil.

Um dos eventos de destaque é a ultramaratona Caminhos de Rosa, que percorre até 250 quilômetros em corridas a pé e de bicicleta. Por essa razão, a maior parte dos turistas que frequenta a Rota Caminho da Boiada, atualmente, é composta por desportistas e público 50+, adepto de caminhadas culturais.

Marco André Malaquias, gestor da Instância de Governança Regional de Turismo e Cultura (IGR) Guimarães Rosa, afirma que o objetivo é ampliar esse público. Para comemorar o septuagésimo aniversário do Caminho da Boiada, a IGR Guimarães Rosa, em conjunto com as IGR Grutas e a IGR Lago de Três Marias, executaram o projeto “70 anos de Rosa no Caminho da Boiada” no ano passado para destacar as potencialidades da região, além de divulgar a Rota entre os próprios moradores da região, para que eles conheçam e valorizem a sua história.

O projeto, que teve o patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, incluiu apresentações artísticas, exposições, visitas ao Museu Guimarães Rosa, em Cordisburgo, e o lançamento de um livro de contos e poesias de autores locais.

O próximo passo, segundo Malaquias, será a implantação de sinalização turística ao longo da Rota, com totens de 3 metros de altura. Outro projeto da IGR é a capacitação turística da comunidade: “vamos identificar junto aos organizadores de eventos os locais de ponto de apoio de alimentação e hospedagem para qualificar os moradores dessas localidades para melhor receberem os turistas”.

O gestor da IGR Guimarães Rosa destaca a importância do reconhecimento da Rota como de importante interesse cultural do Estado: “a iniciativa do deputado Lucas Lasmar chancela nossas ações para fortalecer esse importante destino turístico.”

O deputado Lucas Lasmar enfatiza que o objetivo é promover a riqueza cultural mineira. “Guimarães Rosa e a Rota do Caminho da Boiada, que inspirou uma das maiores obras da literatura brasileira, são patrimônios fundamentais da história de Minas. Queremos divulgar esse destino e incentivar o turismo na região, criando oportunidades de emprego e renda.”