Deputado Lucas Lasmar propõe criação de creches para idosos

O deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) apresentou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei 1864/2023, que prevê a criação de espaços de convivência diurna para idosos. As creches para pessoas idosas ofereceriam acolhimento, lazer e alimentação.

Dados do IBGE mostram que pessoas com 60 anos ou mais representam cerca de 15% da população brasileira, totalizando mais de 31 milhões de pessoas. No entanto, junto com o crescimento dessa faixa etária, também aumentam os casos de violência contra idosos.

Entre janeiro e maio de 2024, Minas Gerais registrou mais de 15 mil ocorrências de violência contra idosos, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A maioria dos casos ocorre dentro de casa, envolvendo familiares.

Lucas Lasmar lembra que a violência contra idosos aumentou muito durante a pandemia, quando muitos agressores ficaram mais próximos das vítimas. “Daí a nossa ideia de que o Estado crie esses espaços para que o idoso passe o dia fora de casa, participando de atividades supervisionadas por educadores e cuidadores, em companhia de outras pessoas idosas”, explicou.

A proposta de Lucas Lasmar recebeu apoio da secretária de desenvolvimento social de Oliveira, Juliana Biancardi: “Muitas vezes, os idosos ficam em situação de isolamento social, porque os familiares estão trabalhando e eles ficam sozinhos. A criação desses espaços pode proporcionar melhor qualidade de vida, tanto no aspecto de saúde, quanto da cultura, lazer e socialização.”

Em Oliveira, a Prefeitura já oferece aulas de ginástica e alongamento em praças e parques para cerca de 200 idosos, além de rodas de conversa semanais para 92 idosos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Neste mês de julho, em que se comemora o Dia dos Avós (26/7), uma boa notícia é que o Governo Federal está investigando as denúncias de violência contra idosos feitas pelo Disque 100. A Operação Virtude atendeu cerca de 30 mil vítimas, registrou mais de 11 mil boletins de ocorrência e prendeu 480 suspeitos de maus tratos a idosos.