Novo centro oncológico em Oliveira: compromisso do deputado Lucas Lasmar
O deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) tem trabalhado para implantar um centro de tratamento oncológico em Oliveira. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais deve registrar 52 mil novos casos de câncer entre 2023 e 2025, excluindo o câncer de pele não melanoma. Na microrregião de Oliveira e Santo Antônio do Amparo, a estimativa é de 253 novos casos no mesmo período. Para atender todos os 853 municípios mineiros, há apenas 40 unidades credenciadas para atendimento de alta complexidade no Estado.
Na região centro-oeste, com uma população de mais de 1,2 milhão de pessoas, existem duas opções de tratamento oncológico: o Hospital Manoel Gonçalves, em Itaúna, e o Hospital São João de Deus, em Divinópolis, que oferece radioterapia, hematologia e oncologia pediátrica. Com o crescimento dos casos de câncer, a lei que garante o início do tratamento oncológico em até 60 dias após o diagnóstico (Lei nº 12.732/2012), não vem sendo cumprida. No hospital de Divinópolis, a espera para consulta em especialidades como cabeça e pescoço pode chegar a 50 dias, e o início da radioterapia pode demorar 30 dias.
De acordo com Secretaria Municipal de Saúde de Oliveira, cerca de 3 mil pacientes precisam viajar para outras cidades para fazer tratamento oncológico. A Rosilda de Lourdes, moradora do Rosário, foi uma delas. Diagnosticada com câncer de mama em 2019, aos 50 anos, Rosilda fez sessões de radioterapia, quimioterapia e fisioterapia, além de realizar três cirurgias na Casa de Apoio ao Portador de Câncer (ACCCOM), em Divinópolis. Rosilda lembra como as viagens eram cansativas: “A van sai de Oliveira às 5h da manhã e só volta depois que o último paciente é atendido. A viagem é exaustiva, especialmente para quem está fazendo quimioterapia, que pode ficar bem debilitado ou até com dificuldade de locomoção.” Ela também ressalta a escassez de médicos especialistas, o que aumenta o tempo de espera por consultas.
Desde o início do mandato, o deputado Lucas Lasmar tem pleiteado junto ao governo estadual a criação de um terceiro serviço de tratamento oncológico na macrorregião oeste, demonstrando o déficit no atendimento a pacientes com câncer. Em 19 de junho deste ano, a Deliberação CIB/SUS/MG nº 4.750 aprovou a criação deste novo serviço.
Rosilda e outros pacientes oncológicos de Oliveira celebram a notícia: “Com um Hospital do Câncer aqui em Oliveira, vai facilitar muito porque a gente já pode ir repousar em casa logo após o tratamento. E ter a rede de apoio de familiares e amigos por perto é fundamental durante o processo. Sem contar que muitas mulheres em tratamento são mães e precisam de suporte para passar o dia fora.”
O deputado Lucas Lasmar enfatiza o seu compromisso em implantar um Hospital do Câncer em Oliveira: “O paciente com câncer não pode esperar. Se o tratamento demora, a doença avança, e as chances de cura diminuem. A ACCCOM de Divinópolis não consegue mais atender toda a demanda da nossa região, e precisamos de um novo serviço que cuide bem da nossa população. Estou totalmente dedicado a trazer esse serviço para a nossa cidade.”