Crédito da foto: Alexandre Netto/ALMG
Lucas Lasmar incentiva prevenção e tratamento contra a osteoporose em MG
Exames gratuitos para a população
O deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) promove exames gratuitos para detectar osteoporose e osteopenia em Oliveira, no dia 6 de dezembro. A ação, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Pacientes Atópicos, Oncológicos e de Doenças Raras (Atópicos Brasil) e com a prefeita Cristine Lasmar, acontecerá na Praça XV de Novembro, das 12h às 17h.
Osteoporose: um problema silencioso
A osteoporose, doença que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas, afeta mais de 10 milhões de brasileiros, mas apenas 2 milhões têm o diagnóstico confirmado, segundo o Ministério da Saúde. O exame de densitometria óssea, indicado a partir dos 50 anos, é essencial para detectar precocemente a doença, que geralmente não apresenta sintomas.
Com o envelhecimento populacional, o Brasil tem registrado um aumento expressivo nas fraturas relacionadas à osteoporose. A taxa subiu de 115 casos por 100 mil habitantes em 2015 para 127 em 2019, e o número de mortes relacionadas quase dobrou entre 2013 e 2022. Além disso, fraturas causadas pela doença comprometem muito a mobilidade e a autonomia dos pacientes: 40% dos que sofrem fraturas no quadril passam a depender de auxílio para caminhar.
Necessidade de avanços no SUS
Lucas Lasmar tem alertado para a importância de melhorar o diagnóstico e o tratamento da osteoporose no SUS. “Em 2031, o número de idosos no Brasil deve superar o de crianças e adolescentes. Se não investirmos em diagnóstico e tratamento precoce, a osteoporose vai onerar cada vez mais o sistema público de saúde, com cirurgias, próteses, fisioterapia e fornecimento de medicamentos”, afirmou o deputado.
Hoje, a maioria dos 2.800 aparelhos de densitometria no Brasil está concentrada em hospitais particulares de grandes centros.
Projetos de lei para enfrentar o problema
Para mudar esse cenário, Lucas Lasmar apresentou o Projeto de Lei 2827/2024, que institui a Política de Prevenção e Controle da Osteoporose em Minas Gerais. A proposta, já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa e em análise na Comissão de Saúde, prevê: capacitação contínua de profissionais de saúde; campanhas educativas; realização periódica de exames preventivos para grupos de risco e parcerias entre o governo e instituições públicas e privadas para ações de prevenção e diagnóstico.
Em outubro, o deputado também promoveu uma audiência pública sobre a osteoporose na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Além disso, em parceria com a Atópicos Brasil, ofereceu exames gratuitos para o público. Entre as 182 pessoas avaliadas, 15 foram diagnosticadas com osteoporose ou osteopenia.