Deputado Lucas Lasmar busca agilizar construção de Oficina Ortopédica em Oliveira
O deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) solicitou ao Ministério da Saúde rapidez na liberação de recursos para a construção de uma Oficina Ortopédica no Centro Especializado em Reabilitação Intelectual e Física (CER II) em Oliveira. A unidade, localizada ao lado da sede do CER, na Alameda Dr. Cícero de Castro Filho, 1100, Santa Maria, terá um investimento de R$1,01 milhão e será financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde.
Desde 2023, o parlamentar trabalha em parceria com a Prefeitura de Oliveira para viabilizar projetos que ampliem o acesso à saúde no município. “Esta nova oficina representa um grande avanço para a região, pois vai atender a demanda de 26 municípios, beneficiando cerca de 200 pacientes por mês. Estamos reduzindo a distância e o tempo de espera para que as pessoas tenham acesso a dispositivos de reabilitação.” destacou Lucas Lasmar.
Ampla Cobertura Regional
A nova Oficina Ortopédica atenderá os municípios de Aguanil, Arcos, Bambuí, Camacho, Cana Verde, Candeias, Campo Belo, Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Cristais, Córrego Danta, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Japaraíba, Lagoa da Prata, Medeiros, Oliveira, Pains, Passa Tempo, Pedra do Indaiá, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Monte, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula e Tapiraí.
Atualmente, o serviço mais próximo está em Diamantina, a 432 quilômetros, enquanto a unidade de Contagem permanece em reforma. Com a Oficina Ortopédica em Oliveira, pacientes com deficiência terão acesso a próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção mais rapidamente, promovendo maior qualidade de vida.
Segundo a diretora do CER, Isamara Oliveira, hoje os dispositivos são confeccionados por empresas terceirizadas, com um prazo médio de um mês. Atualmente, não há fila de espera. Em 2024, o CER II entregou mais de 2 mil dispositivos, incluindo 928 órteses, próteses e calçados anatômicos, 55 cadeiras motorizadas, 425 cadeiras de banho, 525 cadeiras de rodas padrão/adaptadas e 152 muletas, andadores e bengalas. “Com a nova oficina, poderemos produzir localmente e melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes”, explicou.
Incentivo ao Uso de Tecnologia 3D
Além da nova oficina, o deputado Lucas Lasmar também busca avançar na modernização do setor de próteses. Ele apresentou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei 2715/2024, que cria a Política Estadual de Incentivo ao Uso de Impressão 3D na Produção de Próteses em Minas Gerais. A tecnologia permite a produção de dispositivos personalizados em menos de 48 horas, com custo até 70% menor que os métodos tradicionais.
Com a nova tecnologia, é possível transformar imagens de tomografias em modelos precisos de próteses, promovendo adaptações menos invasivas e altamente personalizadas. Esses dispositivos são leves, resistentes e utilizáveis até mesmo na água, atendendo às necessidades individuais dos pacientes e facilitando ajustes com base na avaliação dos usuários.“
A impressão 3D não apenas reduz custos, mas também acelera o processo de reabilitação. Queremos garantir que Minas Gerais esteja na vanguarda desse avanço tecnológico, beneficiando milhares de pacientes que necessitam de dispositivos de reabilitação,” afirmou o deputado.