Avanço do novo serviço de oncologia pelo SUS é comemorado em Oliveira
O deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) comemorou a concretização do projeto de instalação de um serviço de oncologia pelo SUS em Oliveira. Na reunião do Comitê Gestor de Oncologia, realizada na Superintendência de Saúde em Divinópolis nesta quinta-feira, 31/10, foi definido que a Santa Casa de Oliveira é a instituição mais capacitada tecnicamente para sediar o terceiro serviço de oncologia da região Centro-Oeste.
A Santa Casa de Oliveira, com sua estrutura avançada, conta com recursos de alta complexidade, como ressonância magnética, dois aparelhos de tomografia e um laboratório de Hemodinâmica, sendo referência em neurocirurgia, cardiologia intervencionista e outras áreas essenciais ao atendimento oncológico. O hospital oferece ainda um Centro de Hemodiálise, com 42 máquinas e atendimento a 150 pacientes de 8 cidades e 3 microrregiões.
A Santa Casa também possui situação financeira estável, operando sem déficit, além de dispor em caixa de R$ 8,6 milhões para construir um prédio de quatro andares, que abrigará 10 leitos de UTI, 20 de enfermaria e um andar exclusivo para quimioterapia. Os recursos para a obra foram repassados pelo deputado Lucas Lasmar, em parceria com o senador Rodrigo Pacheco, o deputado federal Paulo Abi-Ackel e a Prefeitura de Oliveira. A obra de expansão do hospital já possui o alvará da Prefeitura.
“Oliveira tem tudo o que é necessário para oferecer um atendimento oncológico completo e humanizado”, afirma Lasmar. “O hospital está pronto para acolher os pacientes e oferecer tratamento de qualidade.”
Lasmar, que há um ano e meio luta pela instalação do serviço oncológico em Oliveira, destacou que o atendimento será crucial para a população da Macro Oeste, onde mais de 1,2 milhão de pessoas atualmente dependem dos serviços de oncologia em Itaúna e Divinópolis. Em julho de 2023, o deputado enviou ofício à Secretaria Estadual de Saúde relatando a sobrecarga e a demora nos atendimentos oncológicos na região, com pacientes muitas vezes deslocados para tratamento em Belo Horizonte.
Lucas Lasmar agora aguarda a etapa final para a aprovação do serviço, que será votada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB Macro) no dia 5 de novembro em Divinópolis, com mais de 50 secretários municipais de saúde da região. “Estamos mais perto de realizar esse sonho”, comemora o parlamentar “A habilitação da Santa Casa em oncologia permitirá que os pacientes possam receber tratamento na própria cidade, perto da família, e com acesso rápido a consultas e exames. Isso é respeito e dignidade para quem enfrenta o câncer.”