Carmópolis vai receber um novo mamógrafo com recursos do deputado Lucas Lasmar

O deputado estadual Lucas Lasmar destinou uma verba de R$500 mil para melhorar a saúde pública em Carmópolis de Minas. Esses recursos provenientes de emenda parlamentar serão utilizados para a aquisição de um novo mamógrafo digital para o Núcleo Integrado da Saúde da Mulher e da Criança. O aparelho atual do Núcleo aguarda conserto desde abril.

De acordo com a coordenadora do Núcleo da Saúde da Mulher, Maria Tereza Oliveira, quando o mamógrafo estava em funcionamento, eram realizadas cerca de 130 mamografias por mês. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos realizem uma mamografia a cada dois anos. No entanto, em Carmópolis, as equipes do Programa de Saúde da Família solicitam o exame para mulheres a partir dos 25 anos caso haja suspeita de doença.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas dos casos de neoplasias de pele não melanoma. Representa quase 30% dos novos diagnósticos de câncer anualmente em mulheres brasileiras e é a principal causa de morte nessa população. No entanto, com o diagnóstico precoce da doença, no qual a mamografia desempenha um papel fundamental, as chances de cura chegam a 95%.

O deputado Lucas Lasmar é membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e tem trabalhado ativamente para fortalecer políticas públicas de prevenção e o diagnóstico precoce do câncer, bem como para o acesso mais ágil ao tratamento oncológico.

Durante sua gestão como Secretário Municipal de Saúde em Oliveira, Lasmar adquiriu um mamógrafo digital para a Santa Casa do município. Esse equipamento funciona inclusive nos finais de semana, facilitando o acesso das mulheres ao exame preventivo, sem precisar se deslocar para Santo Antônio do Monte, como antigamente.

Lucas Lasmar ressalta que esse compromisso com a saúde da população de Carmópolis de Minas já havia sido firmado durante sua campanha eleitoral: “com um mamógrafo novo e moderno, o Núcleo da Saúde da Mulher vai reforçar o trabalho de prevenção e diagnóstico do câncer de mama na população em Carmópolis, sem que haja necessidade de deslocamento para outras cidades. Nossa prioridade é garantir um atendimento de qualidade à população carmopolitana.”