Na última quinta-feira (7/12), a Hemominas esteve em Oliveira para uma coleta de sangue a pedido do deputado estadual Lucas Lasmar (REDE). O intuito era reforçar o estoque do Banco de Sangue da Santa Casa. Dos 43 voluntários que se cadastraram, 34 estavam aptos para fazer a doação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Graças e Triângulo, localizada no centro da cidade. Vale ressaltar que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. A Hemominas mobilizou 17 funcionários para conduzir a coleta externa.
A demanda por sangue na Santa Casa de Oliveira tem aumentado devido à inclusão de novos serviços, como hemodiálise. Viviane Borges, técnica de enfermagem, informou que, em novembro, foram realizadas cerca de 150 transfusões, atendendo o bloco cirúrgico, CTI e pacientes oncológicos ambulatoriais. Atualmente, o estoque do Banco de Sangue da Santa Casa está estável, com 10 bolsas de sangue O positivo e A positivo, além de 3 bolsas O negativo.
Apesar da importância da doação de sangue, os voluntários enfrentam desafios em Oliveira. Os doadores precisam se deslocar até Divinópolis, que fica a 90 quilômetros de distância. A Prefeitura de Oliveira disponibiliza uma van duas vezes por mês para transportar os doadores até a cidade vizinha, oferecendo também almoço. No entanto, devido ao tempo gasto na viagem e no processo de coleta, muitas pessoas desistem devido a compromissos de trabalho.
Apesar das dificuldades, alguns doadores não desanimam. No Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro, oliveirenses como Sebastião Silveira e Reginaldo Lopes foram homenageados pelo Hemominas por suas doações frequentes e comprometimento com a comunidade.
Nesta quarta-feira (13/11), o deputado Lucas Lasmar participou da sabatina da presidenta da Hemominas, Júnia Cioffi, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A aprovação prévia da ALMG via arguição pública é uma exigência constitucional para a indicação de chefia na administração pública indireta do Estado.
Atualmente, a Hemominas conta com 23 unidades de hemoterapia, além de 11 novos Postos Avançados de Coleta Externa (Pace), em convênio com municípios com população acima de 50 mil habitantes. Lucas Lasmar solicitou à presidente da Hemominas a instalação de um Pace em Oliveira, afirmando: “Temos de facilitar a doação de sangue em Oliveira e municípios vizinhos que, juntos, somam mais de 70 mil habitantes. É preciso aproximar a Hemominas do doador.”