Foto: Alexandre Netto/ALMG

Deputado Lucas Lasmar propõe medidas para ampliar diagnóstico e tratamento da osteoporose em Minas

O deputado Lucas Lasmar (Rede) quer ampliar o acesso da população ao diagnóstico precoce e tratamento da osteoporose. Autor do requerimento que gerou uma audiência pública sobre o tema na Comissão de Participação Popular da ALMG, em 21/10, Lasmar também promoveu, em parceria com a Atópicos Brasil, exames gratuitos de densitometria óssea. Dos 182 exames realizados, 15 apontaram osteopenia ou osteoporose, confirmando dados do Ministério da Saúde de que mais de 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença, mas apenas 20% conhecem seu diagnóstico.

A osteoporose, que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas, tem incidência maior em mulheres acima de 50 anos. No entanto, o diagnóstico precoce, feito por meio de densitometria óssea, é prejudicado pela falta de equipamentos no SUS. O médico Bruno Muzzi Camargos apontou que o Brasil possui 2.800 aparelhos, em sua maioria em hospitais privados, com filas de até seis meses no SUS para realizar o exame.

O reumatologista Frederico Marcondes Santos destacou o aumento das fraturas no país, que passou de 115 por 100 mil habitantes em 2015 para 127 em 2019, além de quase dobrar o número de óbitos entre 2013 e 2022. Ele ressaltou ainda a baixa capacitação médica para diagnosticar osteoporose, uma vez que 80% dos pacientes que sofrem fraturas não são avaliados para a doença. O médico Sérgio Nogueira, do Hospital Ortopédico de Belo Horizonte, enfatizou que a primeira fratura geralmente ocorre no punho, sendo importante investigar a presença de osteoporose nesses casos iniciais.

Lucas Lasmar destacou os riscos de complicações, como pneumonia e escaras, além da sobrecarga nas famílias e no sistema de saúde. Ele defendeu a aprovação de dois projetos de lei de sua autoria: o PL 2.827/24, que propõe capacitação contínua dos profissionais de saúde para diagnóstico precoce, e o PL 2.787/24, que cria a Semana Estadual de Prevenção e Controle da Osteoporose, com campanhas educativas, exames gratuitos e incentivo a hábitos saudáveis.

Ao final da audiência pública, o deputado Lucas Lasmar solicitou uma reunião com o secretário estadual de saúde Fábio Baccheretti para debater, junto com os municípios, a construção conjunta de uma Política Estadual de Combate à Osteoporose: “”uma solução seria equipar os centros especializados no atendimento às mulheres com densitômetros. Cada macrorregião já conta com dois centros de referência que realizam mamografias e exames ginecológicos preventivos. Poderíamos expandir esse serviço, oferecendo também exames de densitometria óssea.” – enfatizou o deputado.

Apresentações