Deputado Lucas Lasmar quer ampliar a inclusão de pessoas com TEA

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2/4), o deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) reforça seu compromisso com a inclusão, não apenas por meio de projetos de lei que garantem mais direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas também pelo fortalecimento da APAE de Curvelo.

Atualmente, a APAE de Curvelo atende 289 alunos, sendo 30% com TEA, além de moradores de cidades vizinhas como Presidente Juscelino, Inimutaba e Morro da Garça. A demanda cresce a cada ano, e hoje há uma fila de espera de 95 alunos. Para ampliar o atendimento, Lucas Lasmar tem trabalhado na captação de recursos e em alternativas para garantir a sustentabilidade financeira da entidade.

Além do apoio à APAE, o deputado apresentou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) projetos de lei que melhoram a qualidade de vida de pessoas com TEA e suas famílias. Um deles busca eliminar a burocracia na renovação de laudos médicos. Hoje, pais e responsáveis precisam atualizar esses documentos periodicamente para garantir direitos como atendimento especializado. O projeto de lei prevê validade permanente para esses laudos, evitando que as famílias enfrentem repetidamente processos desgastantes para comprovar uma condição irreversível.

Outra proposta de Lucas Lasmar prevê a criação de áreas reservadas para autistas em estádios e arenas esportivas, garantindo conforto e segurança para que eles possam aproveitar esses momentos sem sobrecarga sensorial. Já o programa TEAtivo tem como objetivo ampliar o acesso de crianças e adolescentes autistas a atividades físicas e recreativas, promovendo seu desenvolvimento social e bem-estar.

“O TEA não tem cura, mas podemos reduzir as dificuldades enfrentadas pelas famílias. Nosso compromisso é garantir respeito, dignidade e inclusão real para essas pessoas”, destaca Lucas Lasmar.