Iepha dá sinal verde para ampliação da Santa Casa de Oliveira
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) aprovou o projeto para a construção de um novo prédio anexo ao Hospital São Judas Tadeu, a pedido do deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) e da Prefeitura de Oliveira. O aval do IEPHA era fundamental para o início das obras, já que a Santa Casa está localizada na Praça Manoelita Chagas, 191, dentro da área tombada do Centro Histórico de Oliveira. O novo edifício, com cinco andares (subsolo, térreo e três pavimentos superiores), vai abrigar 20 novos leitos de enfermaria e 10 de CTI, ampliando a capacidade de atendimento da Santa Casa, que conta hoje com 130 leitos de internação.
A obra será financiada com emendas parlamentares que totalizam R$8,6 milhões , direcionados à Santa Casa pelo deputado Lucas Lasmar em parceria com o deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB), o senador Rodrigo Pacheco (PSD) e a Prefeitura de Oliveira, considerada a maior destinação de recursos da história do hospital.
Com a aprovação do IEPHA e a liberação do alvará pela Prefeitura, a construção deverá começar nas próximas semanas. Lucas Lasmar estima que a obra levará cerca de um ano para ser concluída. Ele enfatiza a urgência do projeto: “Estamos trabalhando para habilitar novos serviços na Santa Casa de Oliveira e o Estado exige que o hospital tenha estrutura para a implantação de novas atividades.”
Além disso, o Pronto Atendimento Municipal também está sendo ampliado, dobrando sua capacidade de atendimento. A expansão das enfermarias feminina e masculina, que passaram de 8 para 18 leitos, já foi concluída. A sala vermelha, destinada a urgências, ganhará dois leitos adicionais, e a sala de observação será ampliada. A área pediátrica e o espaço para gestantes também serão expandidos. O prédio receberá nova pintura e a recepção será climatizada, com previsão de término das obras até dezembro deste ano.
Lucas Lasmar destaca que a melhoria da saúde pública é uma prioridade de seu mandato: “Estamos ampliando o número de leitos em Oliveira e buscando recursos para oferecer mais serviços à população. Também direcionamos recursos para melhorar os Pronto Atendimentos das Santas Casas de Carmo da Mata, Carmópolis de Minas e Cláudio, desafogando a demanda por atendimento em Oliveira. Nosso objetivo é fortalecer o SUS e garantir mais qualidade nos serviços para todos.”