Lucas Lasmar conquista reconhecimento da Travessia da Fé como rota cultural
Foi publicada a Lei 25.120/2024, que reconhece a rota turística Travessia da Fé, ligando Curvelo a Felixlândia, como de relevante interesse cultural para Minas Gerais. O projeto é de autoria do deputado estadual Lucas Lasmar (Rede).
A Travessia da Fé é uma rota de peregrinação que conecta a Basílica de São Geraldo, em Curvelo, ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Felixlândia, atravessando a região central de Minas Gerais. Com 70 km de extensão, a rota passa por paisagens diversificadas, incluindo cerrado, mata nativa, lagoas, fazendas e comunidades rurais.
A Basílica de São Geraldo destaca-se como a única no mundo dedicada ao santo italiano padroeiro das grávidas e mães. Já o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Felixlândia, chama a atenção por sua arquitetura e a imagem da Pietá em tamanho natural, esculpida pelo mestre Aleijadinho.
Reconhecida por seu relevante interesse cultural, a Travessia da Fé também tem um grande potencial para fortalecer a economia local. A rota promove diversas atividades turísticas e esportivas, como trekking, maratonas, cavalgadas e caminhadas, além de proporcionar uma experiência espiritual única aos peregrinos.
O gestor da Instância de Governança Regional Guimarães Rosa, Marco André Malaquias, ressalta: “a Travessia da Fé oferece aos turistas uma verdadeira essência de Minas Gerais, integrando cultura, natureza, religiosidade e tradições. Além disso, a atividade turística beneficia e valoriza as comunidades rurais ao longo do caminho.”
O deputado Lucas Lasmar destaca: “Conseguimos aprovar na Assembleia Legislativa leis que reconhecem tanto o Caminho da Boiada de Guimarães Rosa quanto a Travessia da Fé como de relevante interesse cultural para o Estado. Minas Gerais é o segundo destino mais procurado para o turismo religioso no Brasil, atrás apenas de São Paulo, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Este segmento é o que mais se desenvolve no Estado e tem se mostrado uma importante fonte de receita para nossa economia, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais e a criação de novas oportunidades de emprego.”