Foto: Zuzu Angel e família (Reprodução)
Crédito da foto de Hildegard Angel: Reprodução/TV 247

Lucas Lasmar propõe título de Cidadã Honorária de Minas Gerais para Hildegard Angel

O deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) protocolou nesta segunda-feira (18/11), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o pedido de concessão de título de Cidadã Honorária do Estado de Minas Gerais para a jornalista e ativista social Hildegard Beatriz Angel Bogossian. A jornalista e escritora também é reconhecida por sua atuação em defesa da cultura, da memória e dos direitos humanos no Brasil. O requerimento de Lucas Lasmar recebeu o apoio de 44 deputados e deve ser votado em breve no plenário.

Filha da curvelana Zuzu Angel, estilista brasileira que marcou a moda e os direitos civis, Hildegard dedicou sua vida não apenas ao jornalismo, mas também a honrar e preservar a memória de sua mãe, símbolo de resistência durante a ditadura militar. A jornalista teve papel crucial ao lutar por justiça e esclarecimentos sobre os desaparecimentos políticos, incluindo o de seu irmão, Stuart Angel Jones. Sua história no jornalismo e ativismo refletem um compromisso contínuo com a liberdade de expressão e os direitos humanos, valores fundamentais para a sociedade brasileira. Além de sua atuação como colunista e escritora, Hildegard contribui com projetos culturais e sociais que ampliam o acesso à cultura e promovem a memória histórica.

Anteriormente, Hildegard já havia sido homenageada pela Câmara Municipal de Curvelo, que concedeu a ela o título de cidadã honorária da cidade natal de sua mãe, Zuzu Angel. Agora, com a proposta de Lucas Lasmar, a ALMG busca reconhecer sua dedicação à cultura, à memória e aos valores democráticos com o título de Cidadã Honorária de Minas Gerais.