Lucas Lasmar quer mais destaque para o Bloco Cai N’Água no cenário mineiro
O Bloco Cai-N’água, símbolo do carnaval de Oliveira, está prestes a ser reconhecido como bem de relevante interesse cultural de Minas Gerais. O Projeto de Lei 1039/2023, de autoria do deputado estadual Lucas Lasmar (Rede), será votado em breve no plenário da Assembleia Legislativa (ALMG). “O Cai-N’água celebra nossas raízes e fortalece a identidade do povo oliveirense, unindo história, arte e tradição”, afirma o parlamentar.
Criado no século XIX, em 1866, o bloco tem como marca registrada a fantasia de dominó e mantém viva uma tradição de irreverência e cultura. Atualmente, reúne mais de 500 foliões na quinta-feira de Carnaval e premia participantes em categorias como melhor traje, o Cai-N´água mais jovem e o maior grupo com a mesma fantasia.
Desde 2013, o Cai-N’água é patrimônio imaterial de Oliveira, e agora, com o PL 1039/2023, o bloco caminha para receber a chancela estadual, ampliando sua visibilidade. A vice-presidente do bloco, Andréa Lemos, destaca que esse reconhecimento do Estado não só protege o patrimônio cultural da cidade, como pode também facilitar a captação de recursos, uma vez que o Cai-N´água é uma entidade sem fins lucrativos.
Uma pesquisa da Prefeitura em 2023 mostrou que 96% dos visitantes avaliaram o Carnaval de Oliveira como bom ou ótimo, mas 54% acreditam que a divulgação da festa poderia melhorar em outras cidades. Para ampliar a visibilidade do evento, Lucas Lasmar também propôs o PL 953/2023, que reconhece o Carnaval de Oliveira de relevante interesse cultural do Estado. “Esses reconhecimentos valorizam nossas manifestações culturais e podem garantir mais incentivos estaduais para a nossa folia”, conclui o deputado.