Da esquerda para a direita: assessor Paulo Emílio, Cássio de Matos (vice-diretor financeiro APAE), vereador Maurinho, Marco André Malaquias (presidente APAE), Deputado Lucas Lasmar, Capitão Valério Macena (Diretor secretário APAE)
Crédito: APAE
Mais recursos para a APAE de Curvelo
- 14/03/2025 às 14h
- Maya Sangawa
O deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) está empenhado em garantir mais recursos para a APAE de Curvelo, instituição que, desde 1972, oferece atendimento especializado a pessoas com deficiência, promovendo sua habilitação, reabilitação e defesa de direitos. Atualmente, a APAE atende 289 alunos em áreas como odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, assistência social e educação fundamental. No entanto, há uma fila de espera de 95 alunos, além da demanda de municípios vizinhos, como Presidente Juscelino, Inimutaba, Morro da Garça, Santo Hipólito, Buenópolis e Augusto de Lima.
Desafios e novas iniciativas
Desde 10 de janeiro, a APAE está sob nova presidência, com Marco André Malaquias à frente da instituição. Um dos desafios prioritários é a reforma da rede elétrica, já em andamento com recursos obtidos recentemente. Outra meta da diretoria é a instalação de uma usina fotovoltaica, que reduzirá os gastos com energia em até R$ 3 mil por mês. Essa economia permitirá a contratação de novos funcionários, minimizando o déficit atual de profissionais.
Ciente da importância desse projeto, o deputado Lucas Lasmar se reuniu com representantes da Cemig, em 10 de março, para discutir formas de viabilizar o financiamento da usina solar. Além disso, ele articula alternativas para fortalecer financeiramente a APAE a longo prazo.
Captação de recursos e sustentabilidade financeira
Além das emendas parlamentares, a entidade será capacitada para participar de um chamamento público voltado para instituições certificadas com o CEBAS, abrindo caminho para o financiamento da usina solar. Outra estratégia é a captação de recursos via Imposto de Renda, permitindo que pessoas físicas e jurídicas destinem parte do tributo ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para isso, uma capacitação online será realizada com a equipe da APAE e vereadores.
Para Lucas Lasmar, garantir a sustentabilidade da APAE é fundamental:
“Além de buscar recursos imediatos, estamos trabalhando para que a entidade tenha acesso a fontes de financiamento contínuas, reduzindo custos e ampliando seu atendimento.”