/
Feed RSS
- Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de notificações de dengue e Chikungunya.
- Das 853 prefeituras mineiras, 119 já decretaram estado de emergência em saúde.
- Para discutir ações do Governo do Estado contra o avanço da epidemia nos municípios, os deputados Lucas Lasmar e Doutor Jean Freire promoveram uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia 28 de fevereiro.
- O encontro reuniu prefeitos, parlamentares e gestores de saúde.
- Durante a audiência pública, o deputado Lucas Lasmar criticou a redução de 52% dos investimentos estaduais destinados ao enfrentamento da dengue nos últimos três anos.
- Os repasses caíram de R$123 milhões em 2021 para R$64 milhões em 2023.
- O deputado Lucas Lasmar também destacou as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras:
ÁUDIO LUCAS LASMAR
A gente vê a falta de fiscalização da Superintendência Regional de Saúde sobre os planos de contingência, se eles estão sendo aplicados, se tem a estrutura como carros de fumacê, que a gente vê que poucos municípios têm, os UBVs, as bombas costais, então, quando há crise, não tem estrutura pra trabalhar. Então, não é somente mandar o recurso, é fazer a fiscalização e também apoio técnico aos secretários municipais de saúde.
Outro assunto discutido na audiência pública foi a vacinação contra a dengue.
- Minas recebeu menos de 80 mil doses que foram distribuídas entre 22 municípios.
- Presente no encontro, a superintendente regional do Ministério da Saúde, Maflávia Ferreira, disse que o governo federal está negociando com o laboratório japonês para que o Butantan e a Fiocruz possam produzir, aqui no Brasil, a vacina contra a dengue.