- Lucas Lasmar integrou uma comitiva de onze deputados estaduais, do bloco de oposição da Assembleia Legislativa, que buscam uma solução para a dívida de 160 bilhões de reais, diferente da apresentada pelo governador Zema.
- A proposta de Zema é a adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal, um regime que congela salários dos servidores, vende estatais, impõe teto de gastos, e que não resolve o problema da dívida.
- Os deputados se reuniram com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com técnicos do Ministério da Fazenda.
- Rodrigo Pacheco havia proposto que o governo federal abatesse parte da dívida de Minas usando recursos como as indenizações dos desastres de Mariana e Brumadinho e assumindo o controle das ações da Cemig, Copasa e Codemig.
- Durante a reunião com os deputados, os técnicos do Tesouro disseram que a União deve apresentar uma proposta de renegociação da dívida mineira ainda no mês de março.
Para o deputado Lucas Lasmar, os encontros em Brasília já mostram resultados:
Audio Deputado Lucas Lasmar
Segunda e terça, estivemos com Rodrigo Pacheco pra discutir sobre o avanço da negociação da dívida e já teve retorno agora e Zema aceita o convite de Lula pra negociar a dívida do Estado com a União. Fui o deputado que coordenou o Ciclo de Debates que começou a grande discussão sobre a dívida do Estado. A gente vê que as propostas estão avançando, então mostra que estamos no caminho correto, contrária à proposta do governador Zema, de congelar o salário dos servidores por nove anos, venda de estatais, teto de gastos e quando acabar o regime, a dívida vai estar muito maior. Então, na verdade, é prorrogar o problema. E nós queremos uma solução pra Minas Gerais.